Na manhã do último sábado, 8, a Prefeitura de Candiota, através das Secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda, de Obras e Serviços Públicos e de Planejamento, realizou uma reunião de integração com os primeiros contemplados no Programa Federal, Minha Casa, Minha Vida. Os beneficiados irão residir no Residencial Candiota, complexo habitacional composto por 200 casas, localizado em frente a Prefeitura.
A secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Hilda Rejane Bom, explica que esse primeiro encontro teve por objetivo promover uma integração entre a administração e os futuros moradores, além de esclarecer dúvidas. Ainda serão realizados mais três reuniões. No próximo encontro que ainda será agendado a construtora, a ACPO, levará a planta do empreendimento para que os beneficiários conforme forem sorteados escolham a sua casa na planta.
Nesta primeira etapa apenas 133 nomes foram chamados, conforme explica o secretário de Planejamento de Candiota, Alexandre Vedooto, o município enviou à Caixa Econômica Federal (CEF), um total de 232 nomes, entretanto, com o cruzamento de dados feito pelo órgão, 63 foram desclassificados, principalmente por que ultrapassam o critério de renda familiar de 1,6 mil mensais. Para fechar o número de 200 contemplados, o município já enviou entre a semana passada e esta mais 100 nomes para a CEF.
Para a contemplada Dehreen Reis, 22 anos, esse é o momento da realização de um sonho. “Sou auxiliar de educação infantil, tenho uma filha de 5 anos e pago aluguel, tenho contado os dias para finalmente ter minha casa própria, com o dinheiro que irá sobrar poderei dar mais qualidade de vida para minha filha”, relatou a jovem.
Para o Prefeito Luiz Carlos Folador esse é um grande passo para atingir a meta de zerar o déficit habitacional do município. “Tenho muito orgulho em entregar este empreendimento para todas essas famílias onde todos terão sua casa nova, com uma vida mais digna”, destacou o Prefeito que acrescenta ainda que essa conquista é fruto do trabalho de toda uma equipe.
As casas serão entregues, em princípio, no aniversário do município, dia 24 de março. De acordo com Vedooto, no dia a entrega será simbólica, pois os contemplados deverão assinar os contratos e no dia 25 já poderão entrar para suas novas casas.
O projeto possui investimento de R$ 9,2 milhões e é viabilizado através do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), uma das fontes de financiamento do programa federal Minha Casa, Minha Vida. A empresa responsável pela construção foi a ACPO.
O diferencial deste contrato é que pelo número de moradores, Candiota não estava dentro do programa por ter uma população abaixo de 100 mil habitantes. Vedooto conta que para Candiota participar do programa, o prefeito Folador, montou um dossiê mostrando a realidade da cidade para o Ministério de Habitação conquistando o convênio, depois de muita dedicação e insistência.
Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Candiota/RS
Raíssa Vargas – Coordenadora