Nos últimos dias os moradores da Vila Operária enfrentaram problemas com o abastecimento de água, pois o alto consumo nos dias de maior temperatura fez com que o sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) não produzisse água tratada o suficiente para abastecer as residências.
Prevendo que estes imprevistos aconteceriam, a Prefeitura de Candiota já havia retomado o projeto da obra da nova ETA do bairro que estava parada devido a rescisão de contrato com a última empresa. Conforme explicou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Renato Cunha, a obra precisou ser readequada. “Pois a Funasa que é a financiadora do projeto, devido a redução do quadro técnico do órgão, demorou muito para liberar as outras parcelas do recurso, o que inviabilizou a obra, com a construtora inicialmente contratada”.
No entanto, a equipe da Obras readequou o projeto e enviou para a Funasa, o qual foi aprovado, o que permitiu que a prefeitura lançasse o edital da licitação, para concluir a obra. O certame acontecerá no dia 23 de novembro.
Mas conforme explica o Prefeito Adriano Castro dos Santos, essa seria uma solução que demandaria mais tempo e entende que a comunidade necessitava de urgência para o problema. Para tanto, como medida paliativa foi instalada uma nova bomba na tomada de água para aumentar a captação do recursoe melhorar o abastecimento. Além disso, foram adquiridas outras duas novas bombas, que serão instaladas para ampliar ainda mais o fornecimento de água, solucionando o problema até que a obra da nova ETA seja concluída.
O prefeito lembra que a nova ETA, é moderna e tem capacidade para atender além da Vila Operária, a São Simão, João Emílio e Seival. “Estamos trabalhando fortemente para estancar os problemas de água no município, pouco a pouco estamos solucionando”, afirmou.