Em Candiota, cinco profissionais da Secretaria da Educação participam da formação em educação inclusiva no Plano de Ações Articuladas (PAR). O curso que possui formato semipresencial, com transmissão ao vivo via satélite é realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa.
A iniciativa tem como objetivo preparar esses cursistas para o planejamento de políticas públicas e utilização dos programas e ações do Ministério da Educação,bem como criar um perfil educação especial na rede municipal de educação.
De acordo com a Diretora do Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), Fabiana Viero, a ideia é fazer o levantamento do número de alunos incluídos e definir estratégias de atuação. “A partir daí poderemos solicitar por exemplo, as salas de recursos para as escolas, transporte adaptado, formação dos professores da rede entre outras ações”, explicou ao acrescentar que “o principal objetivo desse trabalho vai ser o diagnóstico da educação especial pra podermos estabelecer metas”, concluiu.
.