Nos dias 8, 9 e 10 de agosto aconteceu em Porto Alegre, no Plaza São Rafael o Congresso promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS). Dentre a programação do Congresso aconteceu a“Mostra Estadual de Experiências Exitosas do SUS nos Municípios do Rio Grande do Sul 2017”, a qual o município de Candiota estava concorrendo com o Programa Saúde do Homem.
A avaliação aconteceu na tarde de quarta-feira, 09 e ao meio dia desta quinta-feira, 10, a equipe da Secretaria de Saúde junto ao Prefeito Adriano Castro dos Santos, receberam a notícia de que Candiota teria conquistado o primeiro lugar na mostra, na categoria atenção básica.
O secretário de Saúde e também vice-prefeito, Gil Deison Pereira, falou sobre a escolha do projeto para inscrever na mostra.Segundo ele, a equipe técnica da secretaria realizou uma análise para otimizar o programa da saúde do homem. “Queríamosquantificar resultados, tirar indicadores e através do trabalho da nossa equipe, percebemos que tínhamos um programa que vinha dando resultados nos primeiros seis meses com algumas adequações e tivemos a felicidade de obter essereconhecimento agora”, relatou.
O prefeito destacou que está muito satisfeito com o empenho da equipe que atua no Programa. “Essa é nossa meta, fortalecer nossos servidores e serviços para que a gente conquiste melhorias em todas áreas do município, de forma que venha beneficiar a nossa comunidade. Temos recém oito meses de gestão, e conquistamos um prêmio a nível estadual”, enfatizou.
A coordenadora e psicóloga do Programa Saúde do Homem, Carla Aguzzi, falou sobre a importância desse trabalho no município. “Temos uma população masculina significativa e sabemos que o índice de mortalidade e mórbida de entre os homens é maior, justamente por não acessarem os serviços de saúde alegando coincidir com o horário de trabalho, nosso município inovou ofertando horário diferenciado e equipe multiprofissional”, relatou.
A equipe conta com os seguintes membros: médico, Paulo Gayer; dentista, Tiago Dalmolin; nutricionista, Miriam Becker; assistente social, Pablo Belasquem; assistente farmacêutico, Flávio Fagundes; psicóloga, Carla Aguzzi; recepcionista, Ana Alves; e o técnico de enfermagem e imunizações, Álvaro Kaupe.
Ao todo, participaram da avaliação 30 trabalhos que foram selecionados anteriormente entre os 72 trabalhos que foram inscritos de 32 municípios do Estado.