As atividades da Semana do Meio Ambiente de Candiota iniciaram nesta terça-feira, 3, no Ginásio Municipal Dario Lassance. Com o tema “Candiota Natural”, o evento deste ano tem o objetivo de destacar o documentário, que leva o mesmo nome do tema e foi exibido no mesmo dia. O trabalho é uma realização do grupo Rastro Selvagem financiado por um recurso oriundo de um edital público da Eletrobras – Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE). O vídeo explora as belezas naturais do município, bem como a sua cultura. Na ocasião, a equipe realizou a entrega oficial dos dvd’s para o município.
No mesmo dia também foi realizado um debate sobre agricultura sustentável por técnicos da Bionatur. O secretário de Meio Ambiente, Valdenir de Almeida, lembra também que estão distribuídos pelo município, diversos pontos de recolhimento de eletrônicos inservíveis. Os pontos são: Vila Operária – Secretaria de Obras, João Emílio – Escola Neli Betemps, Seival – Associação de Moradores, Dario Lassance, Secretaria de Meio Ambiente, Residencial – Secretaria de Cultura, Interior – Escola Oito de Agosto.
A Companhia Riograndense de Mineração (CRM), engajada nessa discussão ambiental, também está apoiando as atividades do município, de Hulha Negra e Bagé. Na oportunidade, a CRM estará presente com um estande e também distribuindo mudas de árvores nativas, que serão doadas durante as atividades da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Conforme o engenheiro agrônomo e gerente de meio ambiente da Companhia, Marcel Fróes, entre os três municípios deverão ser distribuídas mais de três mil mudas.