Criado pela Secretaria de Turismo, com o intuito de promover um natal diferenciado, com uma programação voltada para os mais diversos públicos e com o viés turístico, o projeto Chama Natalina foi lançado na noite da última segunda-feira, 13, no plenário da Câmara de Vereadores.
A secretária de turismo, Francielle de Lima, conta que o evento visa integrar os diversos representantes da comunidade. “É uma forma de integração dos grupos, das diversidades étnicas, dos saberes, sabores, fazeres e expressões religiosas e a participação da população e visitantes”, afirma.
A programação que inicia no dia 8 de dezembro e se estende até o dia 6 de janeiro conta com atividades diversificadas, como apresentações da Orquestra Filarmônica Municipal, Coral Municipal dos Idosos e do Coral Canarinhos. As feiras natalinas também serão o forte durante a programação, com espaço para artesanato local e oficinas gastronômicas. O tradicional festival de música nativista, o Canto Moleque também integra a programação.
Na ocasião o prefeito Luiz Carlos Folador elogiou o planejamento da iniciativa e afirmou que “Candiota terá o melhor natal de todos os tempos e o Chama Natalina será uma janela para mostrarmos as nossas potencialidades e atrair ainda mais visitantes”, declarou.
Com o objetivo de incentivar o espírito natalino pela cidade, a secretaria também promoverá um concurso que prevê a premiação da residência, rua e vitrine mais bem decorada da cidade.Os inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora, com pontuação variando de 5 a 10 pontos. O resultado será divulgado no dia 20 de dezembro, na praça pública de Dario Lassance, em Candiota, às 18h. Os premiados receberão um troféu de reconhecimento. Quem tiver interesse em se inscrever, pode fazer o cadastro do dia 1º de novembro até o dia 14, gratuitamente, na secretaria de Turismo.
Candiotone
Os turistas que viajarem para a capital do carvão durante as festas poderão levar para casa um pouquinho do sabor da cidade. Foi pensando nisso que a secretaria de Turismo, em parceria com o Senai, através do professor Cristiano Neves, junto aos alunos dos cursos de panificação e confeitaria foi criada uma receita exclusiva de panetone para a cidade, que será vendido como souvenir gastronômico.
Francielle comenta que durante o processo, o projeto também recebeu o auxílio do GT de Gastronomia Regional, que possibilitou uma consultoria com o professor Odoaldo Ivo Rochefort Neto, coordenador do curso Técnico em Panificação e Confeitaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre, nas dependências da cozinha da Casa Civil.
Na ocasião, o professor acompanhou dois alunos na elaboração da receita e posteriormente deu dicas, sugerindo alterações e complementações. “Assim chegamos na receita final do Candiotone tradicional, levando em sua composição dois ingredientes genuínos de Candiota: nozes pecan e o mel. Também foi feita a receita do Candiotone de chocolate”, conta.
A secretária comenta, ainda, que a receita e o nome, a partir de agora, são propriedades intelectuais da Prefeitura de Candiota. Para utilizar a receita, é necessário solicitar à comissão responsável, mantenedora da qualidade e padronização.