A secretaria de Ação Social Trabalho e Renda iniciou suas atividades em relação a geração de renda com uma oficina sobre Economia Solidária, realizada ainda no mês de janeiro em parceria com a GUAYÍ – Organização da Sociedade civil de Interesse Público (OSCIP), com o objetivo de desenvolver processos comunitários e ações educativas, colaborando com a construção de políticas públicas com cidadania e participação social.
Na ocasião, o representante da GUAYÍ, André Mombach, explanou sobre Economia Solidária Feminista. “Esse tema surge como uma forma de resistência popular, uma busca de alternativa de geração de trabalho e renda que tem tido no contingente feminino uma poderosa base de implantação, sendo um resgate da tradição de organização do trabalho”, falou.
Mombach também abordou sobre a importância do cadastro dos grupos de empreendimentos e entidades na Secretaria Nacional de Economia Solidária, CadSol o qual pode ser encaminhado na própria Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda.
Participaram dessa reunião representante de vários grupos do município, tanto da zona rural como urbana. De acordo com a secretária da pasta, Hilda Rejane Bom, estes grupos vêm participando em vários eventos e feiras, como a Feira de artesanato que acontecerá no dia 24 de março, no aniversário de Candiota. “Todos os artesãos estão convidados para exporem seus produtos”, falou. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 53 32457118.
A secretária destaca ainda que esta oficina vem a contribuir para melhor organização dos empreendimentos. “Hoje o municípioconta com 14 grupos de empreendimentos cadastrado no CadSol, cadastro que dá reconhecimento ao empreendimento, queremos ampliar ainda mais este número”, finalizou.