Na última quinta-feira, 23, representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) estiveram em Candiota para fiscalizar as obras oriundas de um convênio com a Prefeitura no valor de R$ 400 mil. A fiscalização é necessária para a liberação da segunda parcela do convênio (R$ 190 mil), garantindo a continuidade do projeto.
O convênio consiste na construção e reforma de 85 açudes/tanques, uma unidade demonstrativa no Centro de Educação Popular e Pesquisa Agroecológica (CEPPA), além de cursos de capacitação na área de piscicultura.
A vistoria foi realizada pelo superintendente federal do MPA no Estado, Gilmar Coelho e pelo fiscal Clodoaldo Sobrinho. Na oportunidade foram visitadas famílias que foram contempladas com a primeira etapa do projeto. A ideia do Ministério é apresentar na próxima semana o relatório da vistoria com o parecer de liberação.
Os representantes também aproveitaram a oportunidade para conversar com os piscicultores sobre os modelos de produção. “Ficamos bastante entusiasmados com a motivação das famílias com a atividade da piscicultura, inclusive estamos nos colocando a disposição para vir em outras oportunidades ao município para discutir alternativas de comercialização do produto”, falou o superintende federal.
De acordo com o secretário de Agropecuária, Fabiano Oswald, o recurso investido até o momento foi utilizado para construção da unidade demonstrativa no CEPPA e para a construção 30 açudes nas propriedades de famílias da zona rural. “Esta ação foi muito importante, pois grande parte destas famílias já estão produzindo peixes para o consumo e para comercialização”, falou.
Oswald destacou ainda que houve um aumento considerável na produção de peixes. “Nossa expectativa é chegar a 25 toneladas de peixes em 2016 e com essa grande demanda de comercialização e para organizar melhor a produção das famílias foi criada no início deste ano uma Associação dos Piscicultores no município”, finalizou.