Nessa sexta-feira, 17, na sala de reuniões da prefeitura Municipal de Candiota reuniram-se diversas entidades para debater a criação de um Plano Municipal de Agroecologia. O objetivo principal é criar diretrizes que fortaleçam a prática agroecológica em Candiota, bem como criar mecanismos de preservação da natureza.
Participaram da atividade o secretário de Agropecuária, Fabiano Oswald, representando a secretaria de Meio Ambiente Gildair Pereira da Paixão, o coordenador da Bionatur Alcemar Adilio Inhaia, da Coptec Fancisco Cavaliere, da EMATER Matheus Caetano, da COOPERAL Elenor Azevedo e também Amarildo Zanovello representando os produtores de mel do município.
O secretário Fabiano Oswald destaca que o município tem muitas riquezas que precisam ser potencializadas e preservadas. “É o caso da BIONATUR que produz sementes agroecológicas de hortaliças e é a única do País credenciada para isso”, destacou o secretário.
Oswald destaca ainda que além de preservar o bioma é possível criar alternativas de produção que gerem desenvolvimento com sustentabilidade “como é o caso da produção de mel agroecológico entre outras”, afirmou.
Na oportunidade ficou definido que serão realizadas atividades como seminários, conferências e reuniões nas comunidades com o objetivo de montar o Plano Municipal de Agroecologia.
O Governo federal lançou recentemente o plano Nacional de Agroecologia com recursos consideráveis para este setor. “Queremos aproveitar isso para investir na criação de alternativas sustentáveis de produção de alimentos e geração de energia bem como investir na preservação do meio ambiente em nosso Município”, finaliza Oswald.
Foto: Juliane Rosso
Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Candiota/RS
Raíssa Vargas – Coordenadora