A Secretaria de Agropecuária retomou nesta última semana a ação de construção de tanques com o objetivo de armazenar água para produção de peixes. Devido ao período intenso de chuvas do último período que levou inclusive o município a decretar situação de emergência no mês de agosto fez com que a ação de construção de tanques fosse interrompida naquele momento.
Nesta etapa serão investidos 70 mil reais para construção de 20 tanques. O recurso para está ação foi conquistado junto a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo – SDR, onde foi contratada através de processo licitatório a empresa MORO CONSTRUÇÕES LTDA para execução das obras.
Na segunda etapa será retomada a construção e reforma de 85 açudes também destinados a criação de peixes onde serão investidos cerca de 200 mil reais oriundos do Ministério da Pesca e Aquicultura, onde a empresa contratada foi a JR PEREIRA e CIA LTDA.
Os dois convênios, tanto o com o Estado construção de 20 tanques como o com a União construção e reforma de açudes foram complementados com recursos de contrapartida do município.
Para o Secretário de Agropecuária do Município, Fabiano Oswald, “este investimento na construção de tanques para criação de peixes é muito importante, pois permite que nossos agricultores possam diversificar a sua matriz produtiva criando mais uma alternativa de renda no campo” .
O prefeito do município, Luiz Carlos Folador ressalta que “o município tem investido recursos consideráveis no meio rural em diversas áreas buscando crias as condições para que as famílias do campo tenham uma vida digna”. “Além de melhorar a renda do produtor a construção destes tanques possibilitará que o agricultor diversifique a sua alimentação consumindo um produto mais saudável para sua saúde como é o caso da carne de peixe” argumenta.