Com o objetivo de apresentar o Plano Municipal de Educação para a sociedade Candiotense, a Secretaria de Educação realiza no dia 16 de junho, a Conferência Municipal de Educação. A atividade está agendada para às 13h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
De acordo com o pedagogo, José Ricardo Portella, o Plano – documento Base, o qual foi elaborado pela comissão coordenadora (constituída por representantes de vários seguimentos da sociedade e nomeada através da portaria nº 261/2014) – será avaliado na ocasião ajustado e/ou alterado e, por fim, aprovado para ser encaminhado ao executivo e legislativo.
O Secretário de Educação, Adriano Castro dos Santos, explica que através da elaboração do Plano Municipal de Educação foi traçado metas, estratégias e ações para 10 anos, que assegurem o acesso, a permanência e a conclusão com aprendizagem de todos os alunos no tempo certo.
O Plano Municipal deve estar alinhado com o Plano Nacional de Educação, visando articular um sistema nacional de educação por meio de diretrizes, metas, objetivos e estratégias de implementação que envolva todos os entes federativos”, falou.
Por determinação do Ministério da Educação, estados e municípios tem até o dia 24 de Junho para trabalhar e aprovar leis que criam planos estaduais de educação (PEE) e municipais (PME), com diretrizes e metas a serem alcançadas até 2025. A determinação está na Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que criou o Plano Nacional de Educação (PNE).