Tem se tornado corriqueiro o fato de encontrar lixos, podas e entulhos descartados em locais inadequados no município. Tendo em vista essas situações, a Secretaria de Meio Ambiente intensificará a fiscalização desses atos, lembrando que a disposição inadequada destes resíduos caracteriza uma infração ambiental e pode incorrer em lavratura de auto de infração e também na representação junto ao Ministério Público pelo crime ambiental constatado.
O fiscal da Secretaria, Gilnei Albuquerque, informa que em locais como, campos, terrenos, várzeas, calçadas e passeios não é permitido o depósito de qualquer tipo de resíduo. “Cada tipo de resíduo tem uma destinação final ambientalmente adequada que deve ser seguida conforme previsto em leis e atos normativos”, falou.
Confira os locais adequados para cada tipo de lixo:
Resíduos Sólidos Domiciliares devem ser acondicionados corretamente e dispostos para que coleta regular recolha e os destine ao aterro sanitário.
Resíduos verdes (poda e grama) podem ser acondicionados em sacos de lixos e dispostos para o recolhimento da coleta regular. Caso possua dimensões incompatíveis com esta ação, podem também ser colocados a frente da residência e coletados pela Prefeitura mediante pagamento de taxa. Qualquer poda ou supressão requer autorização prévia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Resíduos de Construção Civil (entulho) podem ser dispostos a frente da residência geradora, evitando ao máximo a obstrução do passeio e da via, e são recolhidos pela Prefeitura mediante pagamento de taxa junto a Secretaria de Administração e Finanças.
Para tirar dúvidas pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente por meio do 053 32458059.