A Secretaria de Turismo de Candiota retomou nas últimas semanas o Inventário da Oferta Turística (INVTUR). O INVTUR consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao Turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável. Entre alguns de seus objetivos está coletar informações que subsidiem a elaboração de roteiros turísticos e permitir a análise do significado econômico do Turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal, assim como permitir o diagnóstico de deficiências, pontos críticos e estrangulamentos e os desajustes existentes entre a oferta e a demanda.
As categorias iniciais pesquisadas contemplam os serviços e equipamentos de alimentos e bebidas (bares, lanchonetes, padarias, restaurantes, etc.) e de hospedagem (hotéis, pousadas, etc.), “uma vez que saber onde comer e onde dormir são essenciais para a atividade turística”, acrescentou a secretária Francielle.
Francielle ressalta também que o INVTUR permite ao gestor municipal, obter informações de qualidade e de confiança para o planejamento, “dessa maneira é possível desenvolver adequadamente as potencialidades turísticas, otimizando os recursos públicos, evitando a sobreposição de ações, além de conhecer as características e a dimensão da oferta e as iniciativas necessárias ao desenvolvimento do turismo visando à sustentabilidade”, argumentou. Ainda, segundo a secretária é primordial o trabalho conjunto entre iniciativa privada e poder público e as visitas para a realização do INVTUR proporcionam esta aproximação. “Nessas visitas, além de conhecer os estabelecimentos e suas propostas, conseguimos estimular os gestores a incluir em suas ofertas os nossos produtos locais, a pensar sobre os sabores, fazeres, saberes, como já fizemos no ano passado por meio do Candiotone (1º Souvenir Gastronômico de Candiota)”.
A equipe da Secretaria de Turismo já está organizando as informações para a inclusão no site da Prefeitura Municipal, ícone TURISMO, informando a todos (munícipes e/ou visitantes) sobre as ofertas gastronômicas (Onde Comer) e de hospedagem (Onde Dormir). “Contudo, esta inclusão só se dará assim que finalizarmos o processo de cadastramento.
“Àqueles que já visitamos, o nosso agradecimento e, aos que ainda não, aguardem-nos”, finalizou Francielle.
Tags: candiota Turismo