O Hino Oficial do Município de Candiota (símbolo municipal) – “Um Novo Horizonte”, de autoria de Adão Vieira da Silveira, foi instituído através da Lei nº 838, de 26 de abril de 2006.
UM NOVO HORIZONTE
AUTOR: ADÃO VIEIRA DA SILVEIRA
Majestosa e linda
Brotaste um dia na face da Terra
Vieste para brilhar, para nos livrar das trevas
Surgistes beijando
Os fortes rochedos do arroio Candiota
É hoje a luz que brota
Nos dá vida e força e a todos conforta
Tu és Candiota
Uma luz que brota
Em cada coração
És força e energia, um polo de união
Transformando em cinzas
O nosso carvão
A tua bandeira
Tremulando acena um Novo Horizonte
Cheia de esperança
Com fé e confiança iremos adiante
Pois a natureza
Nos deu mil riquezas para a exploração
Por isso a chamam
De a Capital Nacional do Carvão
BRASÃO
O Brasão foi adotado como símbolo do município de Candiota no dia 20 de dezembro de 1993, através da Lei nº 081/93. O Brasão do Município obedece a seguinte descrição:
Escudo Português em Chefe, na proporção de 1(largura) x 1.4 (altura), tendo como eixo vertical com dimensão maior que o eixo horizontal, arredondado na parte inferior.
No ponto de honra temos o cruzeiro de 2 (duas) espadas sobre o céu azul (blau), sobreposto por uma pomba, simbolizando a paz depois das lutas ocorridas no nosso município pela Pátria Farroupilha, onde imperou a unidade do Brasil.
Na abertura em forma de triângulo invertido, formada pelo cruzeiro das espadas, desde o ponto de honra até o cantão do dextro e cantão sinistro do chefe, a partir do ponto de honra, temos 3 (três) faixas: abertura, em preto (sable), simboliza o carvão, rica fonte de energia, abundante em nosso solo; a segunda, em sépia, simboliza a argila, aqui encontrada com a qualidade de ser a maior jazida do País, e o calcário, usado na fabricação do cimento; a terceira faixa, em verde (sinopla), simboliza a riqueza agrícola, expressando as sementes, ponto forte de produção do Município.
Acima das faixas, encontra-se um sol amarelo (ouro) simbolizando a energia em dois sentidos: produção de energia elétrica, que reuniu pessoas de vários estudos e países com um objetivo comum; e a própria energia que emana da união dessas pessoas. Ao mesmo tempo, o sol representa um futuro promissor de brilho para este jovem município, sob um céu branco (prata) que simboliza o caráter nobre e pacífico de nossa gente, demonstrando pela sinceridade e valentia ao longo de nossa história.
Na parte inferior, no listel, encontra-se a inscrição “Candiota 24 de março”, marcando a emancipação política do município, na cor amarelo (ouro), associada a alegria por esta data festiva.
O amarelo (ouro) está também na coroa de cinco pontas acima do escudo, simbolizando a satisfação pela criação do novo município.
BANDEIRA
A Bandeira foi adotada como símbolo do município de Candiota no dia 06 de janeiro de 1994, através da Lei nº 100/94. A bandeira do Município é constituída por um Campo branco, com o Brasão nas cores descritivas contidas na Lei nº 081/93.