O serviço da Unidade de Castração Cirúrgica de cães e gatos foi implantado em Candiota em junho deste ano no bairro Dario Lassance para atender a demanda de castração dos animais do município. Até o mês de dezembro já foram realizadas 178 esterilizações, beneficiando em torno de 150 famílias, considerando que muitas tem mais de um animal em casa.
A unidade foi implantada através do projeto elaborado pela vereadora Giselma Pereira (PT), com a intenção de controlar a população de cães e gatos e a zoonose. “A instalação da unidade veio também para atender uma demanda antiga que a comunidade tem apresentado nas últimas audiências públicas”, afirmou.
Giselma destaca também que mais importante que o governo oferecer esse serviço é a população ter a posse consciente dos animais. “As vezes as pessoas adotam os animais, principalmente as fêmeas, e não dão os devidos cuidados, ocasionando na reprodução desenfreada”, falou.
O prefeito Luiz Carlos Folador, enfatiza que o serviço da unidade é uma política pública permanente do município. “A unidade de castração foi uma sugestão da nossa vereadora junto ao núcleo de proteção aos animais do nosso município e para atendermos esse pedido alugamos um prédio, equipamos e contratamos um profissional especializado. Dessa forma garantimos a saúde pública, bem como o bem-estar animal”, falou.
O serviço é oferecido de forma gratuita para famílias de baixa renda, caso contrário, é cobrada uma pequena taxa. A unidade que é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente está localizada na rua Ermenegildo Cappua, 623.