A Estação de Tratamento de Água (ETA) ficará localizada na sede do município e atenderá cerca de oito mil famílias
O problema histórico de abastecimento de água em Candiota deverá ser resolvido com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na sede no município. A iniciativa está sendo viabilizada por meio de um convênio com a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) no valor de R$1.850.000,00 que prevê a construção de uma nova ETA localizada próxima a estação atual e com capacidade de tratamento de 216m³ de água por hora, capacidade que atende a demanda atual do munícipio e, conforme as previsões de crescimento de Candiota, deverá suprir as necessidades da cidade por, pelo menos, mais 20 anos.
O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, conta que a construção da nova ETA está entre as maiores obras já realizadas no município e, que quando concluída, a população será beneficiada diretamente com a melhora na qualidade e abastecimento de água. “Trabalhamos muito para que esse projeto saísse e hoje somos gratos a essa parceria com a Pampa Sul, pois é mais um anseio da comunidade que vamos atender”, afirmou.
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, destaca que, com a assinatura do convênio, a fabricação e pré-montagem dos equipamentos já foi iniciada na fábrica. Após, será realizada a montagem/instalação no local, conforme orientações da Prefeitura de Candiota e as especificações técnicas do contrato.
“Neste convênio, a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) é a responsável pela elaboração do projeto, contratação da empresa responsável pela execução da obra e fiscalização do andamento do trabalho. Já a prefeitura da Candiota será a responsável pelo fornecimento da área, manutenção e operação da ETA, quando ela estiver concluída”, explica Stamm.
A expectativa é que em aproximadamente 120 dias a ETA esteja concluída, contemplando as comunidades de Dario Lassance, a zona rural do município e, futuramente, a vila Residencial.